Ir direto para o conteúdo

Acordes do Rádio

Destaques do blog

Tamanho da fonte:

Sunday, 13 de March de 2011 às 15:24

Ná Ozzetti e Henrique Annes se apresentam nesta terça (15/03) no Festival Acordes do Rádio em Brasília

Ná Ozzetti no CCBB Foto: Thaís Gallart

Ná Ozzetti no CCBB Foto: Thaís Gallart

O II Festival Acordes do Rádio – 90 anos do violão brasileiro segue movimentando as terças-feiras do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. Com direção musical e curadoria do jornalista e produtor Alessandro Soares, o festival apresenta nesta terça-feira (15/03) o violonista Henrique Annes e a cantora Ná Ozzetti para duas apresentações: uma, às 13h e outra, às 21h. A primeira é gratuita e a segunda tem ingressos a R$ 15,00, a inteira.

O show promete resgatar o clima da Era do Rádio e a história do violão brasileiro. O primeiro a subir no palco será o violonista Henrique Annes, definido por Alessandro Soares como “a maior memória viva do choro pernambucano para violão, por ter vivenciado os saraus do Recife e tocado em rádio nos anos 1960”. O repertório vai lembrar nomes como Alfredo Medeiros, Romualdo Miranda e Zé do Carmo, além de apresentar duas composições próprias, Caribeana 3 e Prelúdio 1.

Depois de Henrique, quem sobe ao palco é a cantora Ná Ozzetti, que fará uma espécie de releitura de Balangandãs, disco no qual recria o repertório de Carmen Miranda. Para o projeto, Ná adaptou os clássicos Disseram que Eu Voltei Americanizada, Adeus Batucada, Recenseamento e Tic Tac do Meu Coração para ser acompanhada pelos violonistas Marcos Alves e Carlos Chaves, que são mais conhecidos por integrarem o quarteto Maogani.

Ná também relembrará o grupo Rumo, no qual iniciou a carreira em disco em 1981, ao cantar o samba Quantos Beijos, de Noel Rosa, além de interpretar músicas autorais como Canto em qualquer Canto, parceria dela com Itamar Assumpção.

Mas não é só isso, Ná aprendeu duas canções especialmente para o festival: Aperto de Mão, do violonista Meira, que fez sucesso na voz de Isaurinha Garcia, e Meu Noivado, um tema folclórico do violonista João Pernambuco, composto nos anos 1920.

Henrique Annes Foto: Renato Spencer/Santo Lima

Henrique Annes Foto: Renato Spencer/Santo Lima

O festival

O II Festival de Violão Acordes do Rádio – 90 anos do violão brasileiro começou em 1º de março, com apresentação da cantora Vânia Bastos e do violonista Eustáquio Grilo. Serão apresentados, ainda, shows de Marco Pereira e o duo Paulo Bellinati e Weber Lopes (22 de março) e Mônica Salmaso e Guinga (29 de março).

A ideia do diretor musical Alessandro Soares era resgatar as histórias do rádio e do violão no Brasil e mostrar que elas andam juntas e não se separam. O roteiro dos shows de Acordes do Rádio – 90 anos do violão brasileiro será um verdadeiro passeio pela trajetória de grandes violonistas brasileiros, prestando homenagens a mestres do instrumento e a nomes que se destacam no atual cenário da música instrumental brasileira. “O festival é um painel diverso do violão no Brasil”, define Alessandro.

Além disso, grandes nomes do instrumento são homenageados. São eles Meira, João Pernambuco, Canhoto da Paraíba, Dona Ceça e Zé do Carmo.

Related posts:

  1. II Festival Acordes do Rádio começa nesta terça-feira (01/03)
  2. Eustáquio Grilo e Vânia Bastos estreiam II Festival Acordes do Rádio no CCBB Brasília
  3. Show Lula Galvão – Teatro dos Bancários – Brasília – 16 de dezembro 2010
  4. Entrevista: Ná Ozzetti
  5. Fotos Ná Ozzetti – Show Acordes do Rádio – CCBB Rio

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Não perca o raciocínio. Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

  • Twitter
  • Flickr
  • YouTube
  • Facebook
  • MySpace
  • E-mail

Mais sobre o projeto

Em breve realizaremos a 3ª edição do Festival de Violão Acordes do Rádio. Confira aqui as primeiras edições, no Rio de Janeiro (2010) e em Brasília (2011), sob direção musical de Alessandro Soares

Saber mais sobre o festival

Artistas do festival

Ver todos os artistas

Galeria de vídeos

Marco Pereira recria temas de Tom Jobim no II Festival Acordes do Rádio

Marco Pereira interpreta a Suíte Tom Jobim, formada pelas melodias de Eu Sei Que Vou Te Amar, Modinha e Luíza, em apresentação realizada em março de 2011, durante o II Festival de Violão Acordes do Rádio: 90 Anos do Violão Brasileiro, do produtor Alessandro Soares. Este vídeo integra uma série de três programas exibidos pela TV Senado em maio de 2011 e foi gravado no Teatro do CCBB em Brasília. Os espetáculos do Acordes do Rádio mostram um painel do violão brasileiro tendo o Rádio como fio condutor. A abrangência vai desde os anos 1920, quando surgiram as primeiras transmissões de rádio no país, até os dias atuais. A temporada de shows em Brasília teve como elenco as cantoras Mônica Salmaso, Vânia Bastos e Ná Ozzetti e os violonistas Marco Pereira, Guinga, Paulo Bellinati, Weber Lopes, Eustáquio Grilo e Henrique Annes. O projeto também resgata músicas raras e fotografias inéditas de muitos violonistas da primeira metade do século XX, sobretudo autores nordestinos que atualmente são pouco lembrados pelo público. Acordes do Rádio é fruto de uma parceria entre a Candeeiro Records e a Produções do Tempo.

Ver galeria de vídeos

Galeria de áudios

Quarteto Maogani ao vivo no show Acordes do Rádio – Lôro (Egberto Gismonti)

 

Ver galeria de áudios

Enquete

Para qual cidade você gostaria de levar o projeto Acordes do Rádio?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Enquetes anteriores

Enquete

Receba os artigos do Acordes do Rádio por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Acordes do Rádio.

]