Ir direto para o conteúdo

Acordes do Rádio

Destaques do blog

Tamanho da fonte:

Saturday, 19 de March de 2011 às 16:28

Acordes do Rádio reúne Marco Pereira, Paulo Bellinati e Weber Lopes nesta terça (22/03) no CCBB Brasília

Marco Pereira no CCBB Foto: Thaís Gallart

Marco Pereira no CCBB Foto: Thaís Gallart

A terceira apresentação do II Festival de Violão Acordes do Rádio – 90 anos do violão brasileiro neste mês de março no CCBB Brasília  reúne nesta terça-feira (22/03) os violonistas Marco Pereira, Paulo Bellinati e Weber Lopes, com duas sessões , às 13h e às 21h. Trata-se do único show totalmente instrumental da temporada brasiliense.

Marco Pereira abre o show com uma música rara: Choro Triste, de Alfredo Medeiros, num arranjo feito especialmente para o projeto, em homenagem à violonista Dona Ceça, que provavelmente foi a única mulher a tocar violão solo em emissoras de rádio no Recife nos 50 e começo dos 60.

Mas a maior parte do repertório de Marco Pereira será baseado no disco Cristal, o mais recente de sua carreira, e dedicado ao choro-canção para violão solo, a exemplo da Suíte Retratos – Pixinguinha, (Radamés Gnattali), Ternura (X-Ximbinho) e Pedacinho do Céu (Waldir Azevedo).

Marco Pereira vai interpretar também seus arranjos em formato de suíte para a música de Dorival Caymmi e Tom Jobim, além do clássico Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso). “Os arranjos têm a personalidade de Marco, num estilo fortemente clássico e ao mesmo tempo repleto de improviso jazzístico e a levada de mão direita típica do violão brasileiro”, afirma Alessandro Soares, diretor musical e curador do festival.

Paulo Bellinati no CCBB Foto: Thaís Gallart

Paulo Bellinati no CCBB Foto: Thaís Gallart

Quem divide o palco com Marco Pereira nesta terça (22/03) é o duo formado por Paulo Bellinati e Weber Lopes, que exploram improvisos e ruídos em sonoridade contemporânea, incluindo elementos de samba e de viola caipira. Curiosamente o instrumento de Bellinati é um violão de seresta construído em 1935.

O repertório é quase todo autoral, com músicas do disco Virado, de Bellinati e Weber, como Violão Virado, que faz uma bela interação nos gêneros de viola caipira e a música do interior de São Paulo e Minas Gerais, mas com elementos bem contemporâneos. Já Dança e Coda é marcada pela percussão no próprio corpo dos violões, com melodia delicada e original, mas que dialoga com a linguagem dos afro-sambas de Baden Powell.

A balada A Rede e o Mar, o samba de partido alto Bom Partido e o tema Flor do Tempo também fazem parte do repertório de Paulo Bellinati e Weber Lopes nesta terça-feira (22/03). A única música do show que não é da dupla é um frevo inédito de autoria de Zé do Carmo, com arranjo de Paulo Bellinati feito especialmente para os espetáculos do Acordes do Rádio.

Weber Lopes no CCBB Foto: Thaís Gallart

Weber Lopes no CCBB Foto: Thaís Gallart

O festival

O II Festival de Violão Acordes do Rádio – 90 anos do violão brasileiro teve início dia 1º de março, com apresentação da cantora Vânia Bastos e do violonista Eustáquio Grilo, e seguiu dia 15, com show de Ná Ozzetti e Henrique Annes. O festival chega ao fim dia 29 com apresentações de Mônica Salmaso e Guinga.

A ideia do curador Alessandro Soares era resgatar as histórias do rádio e do violão no Brasil e mostrar que elas andam juntas e não se separam. O roteiro dos shows de Acordes do Rádio – 90 anos do violão brasileiro será um verdadeiro passeio pela trajetória de grandes violonistas brasileiros, prestando homenagens a mestres do instrumento e a nomes que se destacam no atual cenário da música instrumental brasileira. “O projeto é um painel diverso do violão no Brasil”, define Alessandro. Além disso, grandes nomes do instrumento são homenageados. São eles Meira, João Pernambuco, Canhoto da Paraíba, Dona Ceça e Zé do Carmo.

 

Related posts:

  1. Ná Ozzetti e Henrique Annes se apresentam nesta terça (15/03) no Festival Acordes do Rádio em Brasília
  2. Eustáquio Grilo e Vânia Bastos estreiam II Festival Acordes do Rádio no CCBB Brasília
  3. II Festival Acordes do Rádio começa nesta terça-feira (01/03)
  4. Paulo Bellinati e Weber Lopes interpretam “Violão Virado” (Bellinati – W. Lopes)
  5. Show Lula Galvão – Teatro dos Bancários – Brasília – 16 de dezembro 2010

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Não perca o raciocínio. Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

  • Twitter
  • Flickr
  • YouTube
  • Facebook
  • MySpace
  • E-mail

Mais sobre o projeto

Em breve realizaremos a 3ª edição do Festival de Violão Acordes do Rádio. Confira aqui as primeiras edições, no Rio de Janeiro (2010) e em Brasília (2011), sob direção musical de Alessandro Soares

Saber mais sobre o festival

Artistas do festival

Ver todos os artistas

Galeria de vídeos

Marco Pereira recria temas de Tom Jobim no II Festival Acordes do Rádio

Marco Pereira interpreta a Suíte Tom Jobim, formada pelas melodias de Eu Sei Que Vou Te Amar, Modinha e Luíza, em apresentação realizada em março de 2011, durante o II Festival de Violão Acordes do Rádio: 90 Anos do Violão Brasileiro, do produtor Alessandro Soares. Este vídeo integra uma série de três programas exibidos pela TV Senado em maio de 2011 e foi gravado no Teatro do CCBB em Brasília. Os espetáculos do Acordes do Rádio mostram um painel do violão brasileiro tendo o Rádio como fio condutor. A abrangência vai desde os anos 1920, quando surgiram as primeiras transmissões de rádio no país, até os dias atuais. A temporada de shows em Brasília teve como elenco as cantoras Mônica Salmaso, Vânia Bastos e Ná Ozzetti e os violonistas Marco Pereira, Guinga, Paulo Bellinati, Weber Lopes, Eustáquio Grilo e Henrique Annes. O projeto também resgata músicas raras e fotografias inéditas de muitos violonistas da primeira metade do século XX, sobretudo autores nordestinos que atualmente são pouco lembrados pelo público. Acordes do Rádio é fruto de uma parceria entre a Candeeiro Records e a Produções do Tempo.

Ver galeria de vídeos

Galeria de áudios

Quarteto Maogani ao vivo no show Acordes do Rádio – Lôro (Egberto Gismonti)

 

Ver galeria de áudios

Enquete

Para qual cidade você gostaria de levar o projeto Acordes do Rádio?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Enquetes anteriores

Enquete

Receba os artigos do Acordes do Rádio por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Acordes do Rádio.

]