Ir direto para o conteúdo

Acordes do Rádio

Destaques do blog

Tamanho da fonte:

Sobre o blog

O objetivo inicial deste blog foi o de abrigar documentos raros, fotos inéditas e gravações caseiras em fitas de rolo nas décadas de 1950 e 1960, que foram coletados durante uma pesquisa que realizei sobre os compositores de violão no Nordeste durante a Era do Rádio. O estudo serviu de base para as duas primeiras edições do Festival de Violão que criei chamado ACORDES DO RÁDIO: 90 ANOS DO VIOLÃO BRASILEIRO. A pesquisa também representa a principal fonte para o livro VIOLÕES DO NORDESTE, que estou escrevendo e será lançado no final de 2014.

Ao mesmo tempo, o blog ACORDES DO RÁDIO torna-se mais abrangente a cada dia. Histórias, biografias, curiosidades e documentos aqui reunidos abordam não somente violão brasileiro solo (erudito ou popular), mas também nos campos do acompanhamento e do improviso. Os posts incluem temas variados que se relacionam com violão, como canto popular, rádio, guitarra elétrica e gêneros musicais.

Os textos podem ser acadêmicos ou coloquiais, inéditos ou não, mas que contribuem de alguma maneira para ampliar a memória do instrumento mais popular do Brasil. O grupo de colaboradores é formado por artistas, jornalistas, pesquisadores, mas também de leitores e curiosos. Além do material exclusivo, o blog publica textos de outros sites afins.

Com isso, buscamos contribuir para que a história do violão brasileiro continue sendo contada. Há centenas e centenas de teses e dissertações sobre o tema que a cada ano são defendidas nas universidades. Existem ainda excelentes iniciativas recentes, como a dos programas de rádio do violonista Fábio Zanon e do trabalho de pesquisadores como o carioca Jorge Melo e o paulista Gilson Antunes.

Mas toda essa gama de estudos sobre o violão vem acontecendo nos últimos 15 anos. Antes só havia raros casos isolados, a exemplo do inigualável Ronoel Simões, que dedicou a vida a colecionar milhares de discos e fitas de violão.

Se este blog conseguir ter uma vida mais longa, com atualizações rotineiras e freqüentes, talvez possa contribuir para o surgimento de um futuro almanaque ou mesmo um rico dicionário do violão brasileiro.

Que sejam todos muito benvindos!

Alessandro Soares

 

  • Twitter
  • Flickr
  • YouTube
  • Facebook
  • MySpace
  • E-mail

Mais sobre o projeto

Em breve realizaremos a 3ª edição do Festival de Violão Acordes do Rádio. Confira aqui as primeiras edições, no Rio de Janeiro (2010) e em Brasília (2011), sob direção musical de Alessandro Soares

Saber mais sobre o festival

Artistas do festival

Ver todos os artistas

Galeria de vídeos

Marco Pereira recria temas de Tom Jobim no II Festival Acordes do Rádio

Marco Pereira interpreta a Suíte Tom Jobim, formada pelas melodias de Eu Sei Que Vou Te Amar, Modinha e Luíza, em apresentação realizada em março de 2011, durante o II Festival de Violão Acordes do Rádio: 90 Anos do Violão Brasileiro, do produtor Alessandro Soares. Este vídeo integra uma série de três programas exibidos pela TV Senado em maio de 2011 e foi gravado no Teatro do CCBB em Brasília. Os espetáculos do Acordes do Rádio mostram um painel do violão brasileiro tendo o Rádio como fio condutor. A abrangência vai desde os anos 1920, quando surgiram as primeiras transmissões de rádio no país, até os dias atuais. A temporada de shows em Brasília teve como elenco as cantoras Mônica Salmaso, Vânia Bastos e Ná Ozzetti e os violonistas Marco Pereira, Guinga, Paulo Bellinati, Weber Lopes, Eustáquio Grilo e Henrique Annes. O projeto também resgata músicas raras e fotografias inéditas de muitos violonistas da primeira metade do século XX, sobretudo autores nordestinos que atualmente são pouco lembrados pelo público. Acordes do Rádio é fruto de uma parceria entre a Candeeiro Records e a Produções do Tempo.

Ver galeria de vídeos

Galeria de áudios

Quarteto Maogani ao vivo no show Acordes do Rádio – Lôro (Egberto Gismonti)

 

Ver galeria de áudios

Enquete

Para qual cidade você gostaria de levar o projeto Acordes do Rádio?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Enquetes anteriores

Enquete

Receba os artigos do Acordes do Rádio por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Acordes do Rádio.